CHRYSOPHYLLUM IMPERIALE NO RIO DE JANEIRO, RJ 2019

 

 

 

Existem alguns exemplares da Guapeba de fácil  visitação no Rio de Janeiro. Fui apresentado a elas pelo amigo Eduardo de Araujo, neste ano de 2019.

No Campo de Santana, região central da cidade, um exemplar muito saudável de aproximadamente 15 m de altura, deve ser bem antigo. Não se tem notícia de ter apresentado frutos.

Abaixo fotos e localização.

  

 

 

 

Na Floresta da Tijuca, ao lado da Cascatinha de Taunay, bem no centro da praça, outro exemplar frondoso, de 22 m de altura, aparentando ser também bastante antigo.

Ao pé deste exemplar foram coletadas algumas sementes que germinaram bem, por volta de Janeiro.

Abaixo fotos e localização.

 

 

 

 

 

 

Descendo a estrada da Cascatinha (voltando para a cidade), a menos de 100 m, existe outro exemplar mais novo, certamente proveniente de sementes do primeiro. Tem de 8 a 10 m de altura e fica do lado direito da estrada de quem desce, próximo da estrada e facilmente identificável pela copa.

 

  

 

E, em 2020, o Eduardo encontrou outro exemplar bem antigo, agora na Quinta da Boa Vista, próximo ao lago do coreto. Infelizmente em 2022 o mesmo tinha sido eliminado, ver ultima foto. Estamos supondo que a Prefeitura o derrubou porque estava meio inclinado e consideraram risco de queda.

   

 

 

Nossos agradecimentos ao Eduardo pela informação, orientação no local e fotos.

 

 

Volta à página inicial