CHRYSOPHYLLUM IMPERIALE NO RIO DE JANEIRO, RJ

 

Após exaustiva procura na região do Rio de Janeiro, citada como o mais conhecido habitat natural do Chrysophyllum imperiale no início da historia brasileira, finalmente, em Julho de 2008 nosso amigo Marco Lacerda, co-autor do livro Frutas Brasileiras e Exóticas Cultivadas do Instituto Plantarum, encontrou um exemplar de nossa árvore em estado nativo.

Leia seu relato abaixo:

"Após mais de dois anos tentando localizar nosso Imperador nas florestas de baixada do Rio de Janeiro, inclusive com a colaboração dos amigos Carlos Velazco e Mauro Duque Estrada, creio que finalmente obtivemos sucesso!
A árvore está localizada em uma floresta submontana ombrófila densa, a uma altitude de 200 m no entorno da Baía de Guanabara.  Mede uns 20-25 m de altura, e aparenta bem mais de 100 anos de idade.
É chamada pelos nativos de guapeba-preta.  Existe uma muda de 60-80 cm encontrada sob a copa do imponente gigante. Abaixo foto de meus ajudantes ao lado do tronco.
Apesar de não ter encontrado frutos, segundo informações dos nativos o fruto é amarelo, tem sementes achatadas e se parece com um abiu."

 

Em Junho de 2009 foram colhidos poucos frutos mostrados na ultima foto. Devido a altura da árvore puderam ser colhidos apenas aqueles derrubados pelos macacos prego, que são consumidores vorazes. As sementes são predadas por pacas.

 

Nossos agradecimentos ao Marco pela valiosa descoberta e cessão das fotos e relato.

 

 

 

 

Volta à página inicial