Sobre o autor

Eugênio Arantes de Melo

Moro em Ipatinga, MG, 66 anos, casado.

Agora aposentado, trabalhava em manutenção elétrica no setor de celulose.
Apesar de não ser profissional do assunto árvores, nem ter formação acadêmica no ramo, tenho por hobby estudar este tema, já há alguns anos.

Ocupo horas vagas procurando espécies de árvores nativas em matas próximas, fotografando-as, coletando sementes e fazendo mudas em pequena escala (apenas para uso próprio e para amigos). Ver texto a respeito. Como esta região é de Mata Atlântica, dela são as espécies mais estudadas, apesar de algumas incursões pelo Cerrado.

Meu foco principal é registrar e tentar identificar as espécies nativas desta região, abrangendo municípios ao redor de Ipatinga, região do Vale do Aço. Atualmente tenho listadas 191 espécies e várias aguardando reunir mais informações para entrar na página, ver em lista

Conto com auxílio de literatura especializada. Entre os livros que tenho, os melhores sobre este tema são os três volumes de "Árvores Brasileiras", de Harri Lorenzi ( Ver ).

Como já disse, sou amador e portanto pode haver alguma incorreção nas minhas identificações. Neste caso fico grato se me corrigirem. No site há uma seção onde listo as espécies que tenho visto e fotografado, e que não consigo identificar (ainda). Se alguém souber alguma dica, agradeço muito.(ver as desconhecidas)

Tenho um sitio próximo a Ipatinga, onde planto minhas mudas, tentando recompor a mata nativa. Vejam no link.

E, se quiserem, tem um pequeno vídeo no Youtube com uma apresentação que fizemos, com apoio do Prof. Tito Tortoli, do RJ. Ver link.

Acredito que o conhecimento é o caminho mais certo para a preservação ambiental e a integração com a natureza, e vejo como uma lacuna na educação ambiental de nossas crianças um maior conhecimento sobre as árvores. E o primeiro passo, que também é o mais simples, é conhecê-las pelo nome.

Espero que se divirtam vendo a diversidade de árvores de nossa região, e, se possível, me auxiliem na identificação de alguma delas. Estou à disposição para conversar sobre o assunto, e ansioso por conhecer outras pessoas que compartilhem este gosto por árvores.

 

Eugênio Arantes de Melo
Ipatinga - Minas Gerais
  

Email

Volta à Pagina Inicial