Jabuticaba branca - Plinia phitrantha

Nome cientifico: Plinia phitrantha (sinônimo: Myrciaria aureana ) Família: Myrtaceae Nomes populares: Jabuticaba verde, Jabuticaba branca
Onde é encontrada: Encontrada com pouquíssima freqüência na região. Trata-se de uma espécie extremamente rara na forma nativa. Hoje a encontramos em viveiros e colecionadores de frutas.

As primeiras que encontrei na região foi em um sitio no Município de Inhapim, região chamada Pedra Bonita, encontrei três exemplares muito antigos (os das fotos abaixo) considerados nativos, apesar de próximos da casa do sítio. Uma pessoa de mais de 70 anos conta já provar de seus frutos quando criança. Dizem existir outro no meio da mata, que não procurei. Existem referencias da existência de outro em forma nativa no município de Açucena.

Posteriormente encontrei também exemplares no meio da mata (Fotos no final), no sitio do Sr. José Carneiro, localidade da Brauninha, Municipio de Belo Oriente, MG. O sitio possui uma mata registrada como RPPN, onde existem pelo menos uma meia dúzia de indivíduos.

Agradecimentos aos amigos que me indicaram e auxiliaram a visitar a espécie: Sergio Berti, de Ipatinga, Genserico, de Dom Cavati, José Carneiro, de Brauninha.

Características: Árvore de pequeno a médio porte, entre 2 e 6 metros de altura. A arvore assemelha-se a outros tipos de jabuticabeiras. A principal característica é de ter frutos que, quando maduros, permanecem de cor verde, ficando bem clara, quase branca. Folhas de 8 por 2 cm, fruto de 1,5 a 2 cm, de casca muito fina, doce um pouco ácido. As sementes são grandes, deixando espaço menor para a polpa. Quando encontrei carregada de frutos maduros estava em bom percentual atacada por vespas e assim com larvas.
Utilidades: Melífera. Atrativa da fauna. Comestível.
Época de floração e frutificação: Floresce e frutifica entre Setembro e Outubro.

      

                   

  

Encontradas na Brauninha, sitio do Sr. José Carneiro: