Jabuticaba caipirinha - Myrciaria jaboticaba

Nome cientifico: Myrciaria jaboticaba Família: Myrtaceae Nomes populares: Jabuticaba caipirinha
Onde é encontrada: Encontrada com muita freqüência em parte da região, ocorre de forma nativa e até mesmo invasora, propagando-se em abundancia em áreas degradas, conduzida pela fauna. É a espécie de jabuticaba mais caracteristicamente nativa desta região. É particularmente freqüente no Ipaneminha, Achado, até Cocais das Estrelas e Virginópolis. É endêmica desta região;

A denominação cientifica aqui apresentada ainda é incerta. Quase certamente trata-se de uma especie ainda não descrita pela ciencia. Uma característica importante, que pode ser vista nas fotos, é ter flores de cinco petalas, sendo que a maioria (considerado a totalidade) das Jabuticabas tem 4 petalas.

Características: Árvore de pequeno a médio porte, entre 2 e 8 metros de altura. A principal característica é ser arvore baixa, muito copada, e com muitos galhos, mesmo muitos troncos, saindo ao pé do tronco rente ao chão. Em árvore nativa sem poda pode ser difícil até chegar ao tronco, tantos os galhos baixos. O fruto é muito pequeno (1 a 2 cm), de casca muito fina, e muito doce.
Utilidades: Melífera. Atrativa da fauna. Comestível e comercializada localmente.
Época de floração e frutificação: Floresce e frutifica em épocas variadas, às vezes duas vezes ao ano, sempre entre Agosto e Novembro.