Pau Brasil - Caesalpinia echinata

Nome cientifico:     Caesalpinia echinata Família: Fabaceae Caesalpinioidae Nomes populares: Pau Brasil, Ibirapitanga, Muirapitanga.
Onde é encontrada: Não é encontrada em sua forma nativa na região, Existe em parques e paisagismo urbano, plantada.
Características: De médio porte, 9 a 10 metros de altura, com muitos espinhos,. Folhas compostas paripinadas, 12 a 20 folíolos de 1 a 2 cm. Floração amarela com tons de vermelho, muito bonita. Fruto vagem espinhenta, 8 a 10 cm, quando amadurece passa de verde para marrom, abrindo-se com um estalo e lançando longe as sementes, uma a duas por vagem, achatadas, esverdeada a marrom.

Esta é a árvore da qual foi derivado o nome do país. Sua denominação vem do tronco vermelho, que era utilizado para tingir roupas. Durante muitos anos, na época da colonização, foi a principal fonte de riquezas e primeira atividade econômica significativa do país. Atualmente é muito difícil encontrá-lo em estado natural, a não ser em parques de preservação. Em compensação, está sendo muito utilizado em arborização urbana. Ver na ultima foto um grupo deles plantados em parque. Tem o tronco, galhos e até o fruto com acúleos (espinhos), e em geral só produz fruto quando plantada em grupos. Muitas vezes encontramos um exemplar isolado, ou até dois ou três juntos, que se cobrem de flores, mas não frutificam.

Utilidades: Ornamental, melífera, boa madeira.
Época de floração e frutificação: Floresce em Setembro. Coleta de sementes em Outubro a Novembro.