Enganos na identificação de espécies

 

 Quando estamos procurando identificar espécies de árvores nos deparamos com muitas situações estranhas, que nos confundem e no final são apenas "pegadinhas" da natureza. Com o tempo e a experiência acumulada, é de se esperar que estes enganos sejam menos frequentes.

 

Primeiro caso: Árvore que tem muitas das as características de uma espécie, mas uma flor completamente diferente, nos deixando confusos e ansiosos pela novidade. No final é apenas uma parasita (liana) que se misturou com os galhos da hospedeira. Abaixo algumas fotos como exemplo.

  

 

 Segundo caso: Árvore com um fruto diferente, com pequenos folíolos na lateral e aparentemente sem sementes. Trata-se de um pseudo fruto, uma deformação do ramo causada pela invasão de um inseto. As fotos abaixo mostram um Myrtacea apresentando estes falsos frutos. Notem que o "fruto" verde mostra a presença de pelo menos uma larva, e o "fruto" seco mostra uma abertura por onde o hospedeiro saiu.

Obrigado ao Géza de Faria Árbocz, que matou esta charada enquanto eu ainda estava perguntando aos colegas que espécie seria esta.