Abiu do mato - Pouteria spp2

Nome cientifico: Pouteria spp Família: Sapotaceae Nomes populares: Abiu, Abiu do mato, Catuá leiteiro
Onde é encontrada: Encontrada com muita dificuldade na a região, com a dificuldade de que frutifica com pouca frequência, a cada 3 ou 4 anos.
Características: Árvore de médio a grande porte, 10 a 20 metros. Folhas simples, com 16 a 18 cm, ponta mais larga que a base. Flores diretamente do tronco. Fruto redondo, amarelo, 6 a 7 cm diâmetro, casca firme e lisa. Contem em média 5 sementes, envoltas em arilo comestível. Devido a abundante presença de látex, recomenda-se provar o fruto algum tempo após colhido. Semente marrom com lista amarela, 2 a 3 cm.

Trata-se de mesma espécie que ainda não foi possível definir, muito parecida do Abiu comercializado e plantado em quintais, mas esta é uma genuinamente nativa da Floresta Atlântica. O Abiu (Pouteria caimito) foi trabalhada pelos fruticultores para obter variações mais saborosas, com mais polpa e menos latéx, algumas oblongadas ou com uma ponta. A especie nesta página tem muito latex, casca mais grossa, a polpa é de cor puxando para creme, menos espessa, semente mais redonda. Estou chamando de spp2 porque existe outra pouteria nativa da região também sem precisão de qual seja que chamo de Pouteria spp1.

    Veja algumas fotos de variações cultivadas da Pouteria caimito.

Utilidades: Comestível. Atrativa a fauna. Aproveitamento da madeira.
Época de floração e frutificação: Floresce em Maio, frutifica em Agosto a Setembro.