Guabiroba grande - Campomanesia hirsuta (*)

Nome científico: Campomanesia hirsuta (*) Família: Myrtaceae Nomes populares: Guabiroba grande.
Onde é encontrada: Encontrada com pouca frequência na região. Pelo menos dois exemplares na região do Achado e um visto na Fazenda Macedônia. Geralmente no sub bosque, dentro da mata.
Características: Árvore de pequeno a médio porte, 8 a 10 metros de altura. Folhas simples, 5 a 6 cm. Frutos grande, 7 cm ou mais, redondos, verde claro quando maduros, superficie macia e rugosa, polpa macia 4 a 6 sementes de 0,8 cm por fruto. Sabor bastante ácido, aroma agradável. Germina facilmente, desenvolvimento lento.

 (*) Sobre a classificação botânica, transcrevo abaixo mensagem do amigo Marco Lacerda, co-autor do livro "Frutas do Brasil", Editora Plantarum.
Apesar de parecida, esta espécie que ocorre em Ipatinga NÃO é C. hirsuta. As flores são bem diferentes, e as folhas também. Os botânicos dizem que se parece mais com C. sessiliflora, do que discordo (por serem as flores mais parecidas). Na minha opinião é uma espécie ainda não descrita, semelhante (porém distinta) de C. hirsuta. Abraços
Marco

 

Utilidades: Atrativa a fauna, e comestivel. Melifera. Potencial paisagístico. Espécie bastante rara, as vezes confundida com o Cambuci, porém não é achatada como o mesmo.
Época de floração e frutificação: Floresce em Março, frutos em Maio a Junho.