Sapucaia - Lecythis pisonis

Nome cientifico: Lecythis pisonis Família: Lecythidaceae Nomes populares: Sapucaia, Castanha sapucaia, Cumbuca de macaco
Onde é encontrada: Encontrada com freqüência nas matas da região, e também utilizada no paisagismo com grande sucesso pela sua beleza.
Características: Árvore de grande porte, 20 a 30 metros de altura, Folhas simples, lisas, 15 cm, quando novas tem coloração rosa. Flores roxas e brancas, tamanho médio. Fruto grande, (20 cm) com casca muito dura, e uma tampa que se solta quando maduro, liberando as sementes. Muito utilizado antigamente como recipiente domestico e hoje como decoração. Sementes de 6 cm, marrom claro, comestíveis e muito saborosas. Durante a maior parte do ano ela aparece não muito diferente das outras, mas na primavera, após a queda das folhas, fica coberta de novas folhas da cor rosa, junto com as flores. O tronco é bem característico. Existem árvores deste tipo muito velhas e altas, até 30 metros de altura, destacando-se das outras, sobre o dossel da mata.
Utilidades: Madeira de boa qualidade. Melífera. Muito procurada pelo fruto, que no entanto é difícil de se conseguir, pois o talo é muito duro e em geral ocorre no topo de altas arvores. As sementes que caem são prontamente carregadas por pássaros, macacos e outros.
Época de floração e frutificação: Floresce em Setembro.Coleta de frutos em Agosto.