Tocoyena laranja - Sphinctanthus fluvii-dulcis

Nome cientifico: Sphinctanthus fluvii-dulcis Família: Rubiaceae Nomes populares: Tocoyena laranja
Onde é encontrada: Encontrada raramente na região. Eu havia visto apenas dois exemplares, bem próximos um do outro, ao lado da BR 381 após a Cenibra. Em 2013 se perderam em uma terraplenagem do DNIT. Em 2015 uma visitante da página, a pesquisadora Junia Kruk, encontrou dois exemplares próximos a Governador Valadares, MG. E em 2020 o amigo Gilson Essenfelder encontrou frutos e sementes, também em Gov. Valadares (últimas fotos).
Características: Árvore de pequeno porte, 2 a 4 metros de altura. Folhas simples com nervuras marcadas. Flores alaranjadas, 6 a 7cm, muito bonitas. Os exemplares de Gov Valadares apresentaram frutos, parecidos com um Jenipapo, ver fotos. Foi estudada por varios botanicos, Lorenzi, Marco Lacerda e Piero Delprete. Este ultimo a descreveu e nomeou. Ver o artigo no link a seguir, Sphinctanthus-KEWB-D-12-003701.pdf

Pela informação do mesmo as flores são hermafroditas (não tem indivíduos masculinos e femininos, mas somente indivíduos hermafroditas), mas as árvores que não chegam a ter frutos, é porque não existe outro individuo perto para fecundar as flores. Por isso as vezes a planta floresce mas não chega a desenvolver frutos.

Utilidades: Árvore de grande beleza, grande potencial ornamental, porém não usado, devido a ser muito rara.
Época de floração e frutificação: Floresce em varias ocasiões do ano, principalmente entre Setembro e Novembro.